6 Dicas para manter a saúde durante as festas de fim de ano

Scroll down to content

Todo ano é a mesma coisa. Assim que dezembro chega muita gente acha que tem que parar a vida para comer tudo o que tem direito. Gente, sem julgamentos, comer é realmente preciso, e é um dos maiores, senão o maior prazer da vida, mas acho que como tudo na vida, é necessário que haja equilíbrio.

Embora muitas pessoas já tenham ido às festas da firma, ainda há ceia e almoço de natal, assim como a comilança do réveillon. Então, que tal aprender hoje, no dia 23 de dezembro algumas dicas para manter a saúde durante as festas de fim de ano e de quebra levar um 2020 mais saudável?

É por isso que estou aqui hoje. Então, bora aprender?

1. Aprenda a fazer uma rede intestinal

Nosso intestino é responsável pela absorção de vitaminas, minerais e demais nutrientes. Mas se você sabe que sua alimentação não será exatamente saudável, por que não minimizar a absorção de açúcares ou gorduras de má qualidade? Interessante e saudável, não acha?

Para isso você precisa de aveia e pectina – um tipo de fibra encontrada em frutas como maçã e pera.

Basta adicionar em um liquidificador uma colher de sopa de aveia, 1 unidade de maçã ou pera picada e cerca de 200 ml de água. Em seguida basta bater e beber sem coar cerca de 2 horas antes da comilança. O resultado é uma menor absorção de açúcares e gorduras de má qualidade, prevenindo malefícios ao organismo.

2. Atente-se à hidratação

No final do ano é comum que haja aumento do consumo de álcool. Além de malefícios neurológicos, o álcool também é capaz de promover desidratação. Por isso, não emergir profundamente no álcool é importante. Nesse caso a dica é simples: Para cada copo de álcool equilibre com um copo de água, simples assim!

3. Invista em alimentos anti-inflamatórios

Nosso organismo é totalmente passível de inflamações em decorrência de alimentação e estilo de vida. Dezembro é conhecido pelo estilo de vida desregrado e consequentemente inflamatório, sendo assim, investir em alguns alimentos (ou suplementos) anti-inflamatórios é uma ótima forma de manter a saúde.

Meus preferidos nesse quesito são:

  • Gengibre;
  • Açafrão (cúrcuma);
  • Astaxantina;
  • Chlorella;
  • Abacate;
  • Frutas ricas em vitamina C (maracujá, acerola, laranja, limão);
  • Alimentos ricos em resveratrol (uva, suco de uva integral, chocolate amargo);
  • Ômega 3 (semente de chia, peixes de água profunda, azeite extravirgem, semente de linhaça

4. Atente-se ao seu senso de saciedade

Nessa época do ano os exageros se tornam comum. Não é porque tem um caminhão de comida disponível que você precisa comer tudo, por isso é importante se atentar ao seu senso de saciedade. Está se sentindo satisfeito? É simples, pare de comer. Não há nada mais funcional que nosso senso de saciedade, por isso, respeite-o.

5. Não deixe de praticar atividades físicas

A prática de atividades físicas é fundamental para minimizar os excessos alimentares, pois potencializa funcionamento intestinal, acelerando o processo digestório e consequentemente eliminação de excessos. Além disso, a prática de atividades físicas é importante para o aumento de gasto calórico, algo importante para uma época em que o consumo de calorias aumenta.

6. Não busque planos detox em janeiro

E minha última dica é: Não busque um plano detox para 2020. Eles são caros, desnecessários e realmente possuem pouca funcionalidade. Se você tiver um fígado, um intestino e dois rins, seu organismo será capaz de promover uma detoxificação, basta que você tenha um pouco de paciência!

Pronto! Com isso, você já pode cair na curtição do natal e do ano novo sem prejudicar sua saúde. Gostou das dicas? Então não guarde as informações só para você! Compartilhe esse conteúdo para que mais pessoas tenham acesso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: