Todo ano é a mesma coisa. Assim que dezembro chega muita gente acha que tem que parar a vida para comer tudo o que tem direito. Gente, sem julgamentos, comer é realmente preciso, e é um dos maiores, senão o maior prazer da vida, mas acho que como tudo na vida, é necessário que haja equilíbrio.
Embora muitas pessoas já tenham ido às festas da firma, ainda há ceia e almoço de natal, assim como a comilança do réveillon. Então, que tal aprender hoje, no dia 23 de dezembro algumas dicas para manter a saúde durante as festas de fim de ano e de quebra levar um 2020 mais saudável?
É por isso que estou aqui hoje. Então, bora aprender?
1. Aprenda a fazer uma rede intestinal
Nosso intestino é responsável pela absorção de vitaminas, minerais e demais nutrientes. Mas se você sabe que sua alimentação não será exatamente saudável, por que não minimizar a absorção de açúcares ou gorduras de má qualidade? Interessante e saudável, não acha?
Para isso você precisa de aveia e pectina – um tipo de fibra encontrada em frutas como maçã e pera.
Basta adicionar em um liquidificador uma colher de sopa de aveia, 1 unidade de maçã ou pera picada e cerca de 200 ml de água. Em seguida basta bater e beber sem coar cerca de 2 horas antes da comilança. O resultado é uma menor absorção de açúcares e gorduras de má qualidade, prevenindo malefícios ao organismo.
2. Atente-se à hidratação
No final do ano é comum que haja aumento do consumo de álcool. Além de malefícios neurológicos, o álcool também é capaz de promover desidratação. Por isso, não emergir profundamente no álcool é importante. Nesse caso a dica é simples: Para cada copo de álcool equilibre com um copo de água, simples assim!
3. Invista em alimentos anti-inflamatórios
Nosso organismo é totalmente passível de inflamações em decorrência de alimentação e estilo de vida. Dezembro é conhecido pelo estilo de vida desregrado e consequentemente inflamatório, sendo assim, investir em alguns alimentos (ou suplementos) anti-inflamatórios é uma ótima forma de manter a saúde.
Meus preferidos nesse quesito são:
- Gengibre;
- Açafrão (cúrcuma);
- Astaxantina;
- Chlorella;
- Abacate;
- Frutas ricas em vitamina C (maracujá, acerola, laranja, limão);
- Alimentos ricos em resveratrol (uva, suco de uva integral, chocolate amargo);
- Ômega 3 (semente de chia, peixes de água profunda, azeite extravirgem, semente de linhaça
4. Atente-se ao seu senso de saciedade
Nessa época do ano os exageros se tornam comum. Não é porque tem um caminhão de comida disponível que você precisa comer tudo, por isso é importante se atentar ao seu senso de saciedade. Está se sentindo satisfeito? É simples, pare de comer. Não há nada mais funcional que nosso senso de saciedade, por isso, respeite-o.
5. Não deixe de praticar atividades físicas
A prática de atividades físicas é fundamental para minimizar os excessos alimentares, pois potencializa funcionamento intestinal, acelerando o processo digestório e consequentemente eliminação de excessos. Além disso, a prática de atividades físicas é importante para o aumento de gasto calórico, algo importante para uma época em que o consumo de calorias aumenta.
6. Não busque planos detox em janeiro
E minha última dica é: Não busque um plano detox para 2020. Eles são caros, desnecessários e realmente possuem pouca funcionalidade. Se você tiver um fígado, um intestino e dois rins, seu organismo será capaz de promover uma detoxificação, basta que você tenha um pouco de paciência!
Pronto! Com isso, você já pode cair na curtição do natal e do ano novo sem prejudicar sua saúde. Gostou das dicas? Então não guarde as informações só para você! Compartilhe esse conteúdo para que mais pessoas tenham acesso.