Ginseng Panax e sua aplicação no esporte a motor

Scroll down to content

Depois de um período sem falar sobre determinado alimento e seus efeitos no esporte a motor, volto hoje a escrever sobre minhas paixões: a nutrição e os esportes motorizados. Hoje vou dissertar sobre uma poderosa raiz capaz de conferir efeitos benéficos a pilotos profissionais e amadores quando o assunto é performance e atenção na pista: O Ginseng Panax

O que é o Ginseng Panax?

Na verdade, o Ginseng Panax é uma planta de origem oriental, amplamente consumida em países como China e Japão. E embora como eu tenha colocado, se trate de uma planta, sua parte utilizada para consumo é a raiz.

Em termos nutricionais, podemos afirmar que esse “alimento” traz uma série de benefícios à saúde de seus consumidores, tendo ampla ação anti-inflamatória e sendo capaz de diminuir estresse, além de reduzir fadiga.

Composição nutricional

O Ginseng Panax possui alta concentração de vitaminas do complexo B, que são de grande importância para o sistema nervoso e células vermelhas do sangue. Além disso, a raiz possui boas doses de ferro, magnésio, cobalto e também fitoquímicos como a saponina, que promovem efeito anti-inflamatório sistêmico.

Principais benefícios do Ginseng Panax

Os principais benefícios dessa raiz são:

  • Saúde do coração;
  • Ação anti-inflamatória;
  • Melhora cognitiva;
  • Redução da fadiga.

Vamos falar um pouco sobre cada um desses efeitos?

Saúde do coração

Além de sua ação anti-inflamatória, capaz de reduzir ou inibir quadros de arterosclerose, estudos demonstraram que a raiz é capaz de reduzir os níveis de colesterol total e LDL – o colesterol ruim, da corrente sanguínea.

Ação anti-inflamatória

Existem duas variáveis inflamatórias que ocorrem no nosso organismo. A primeira em decorrência de traumas e a segunda, por conta de citocinas pró-inflamatórias, que ocorrem quando nos alimentamos mal, somos obesos ou diabéticos, por exemplo. O Ginseg Panax age no segundo tipo de inflamação.

Melhora cognitiva

A composição do Ginseng Panax otimiza o fluxo de oxigênio para todos os órgãos e o cérebro não fica de fora disso. Há estudos que afirmam que o consumo da raiz traz aumento cognitivo como melhorias no estado de alerta e no tempo de reação (tudo o que um piloto precisa).

Redução de fadiga

A redução de fadiga é outro efeito benéfico muito interessante do Ginseng Panax. Esse efeito se dá, por sua ação no sistema nervoso central, diminuindo a sensação de cansaço. Não é à toa que esportistas fazem uso da raiz para melhora de performance em treinos e provas.

Como consumir e quais doses utilizar

O Ginsensg Panax pode ser consumido sob as seguintes formas:

  • In natura;
  • Pó;
  • Cápsulas;

Quando utilizada in natura, pode ser adicionado em refeições, como saladas ou preparo de sucos e chás, assim como em pó. Na forma de cápsulas, podem ser ingeridas a qualquer momento do dia, assim como sob a forma de tintura, devendo ser feita a diluição em um copo de água.

A dose recomenda diária de Ginseng Panax é 250mg a 1g diárias e seu uso não é recomendado por um período superior a 3 semanas.

Utilização em provas específicas é uma estratégia interessante

Por sua utilização continua por longos períodos não ser recomendada, o Gineng Panax pode ser utilizado dentro de uma estratégia específica de um campeonato de esporte a motor, onde há necessidade de grande atenção e diminuição de fadiga, tais como uma rodada dupla, uma corrida de rua, um especial de rally ou simplesmente a etapa de abertura ou final de um campeonato.

Cuidados e contraindicações

Embora possa promover uma série de efeitos benéficos, e ser natural, o Ginseng Panax não pode ser utilizado por todos. Pessoas com problemas cardíacos, mulheres grávidas e em período de amamentação e crianças fazem parte do grupo contraindicado para o consumo da raiz.

Embora seja natural, o Ginseng Panax não deve ser utilizado sem a recomendação de um profissional da saúde.

Gostou do conteúdo? Tem alguma dúvida ou sugestão de tema? Basta deixar um comentário!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: