Palatinose: O suplemento da energia

Scroll down to content

Atletas profissionais, amadores ou simples praticantes de alguma atividade física específica sempre estão em busca de melhorar suas performances. Sempre que se fala em busca de desempenho, no universo da nutrição um macronutriente rapidamente vem à mente: O carboidrato. Embora existam pessoas que discordam, estudos científicos (e profissionais da saúde, como eu e muitos outros) corroboram a tese de que sim, o carboidrato é a melhor escolha para ofertar energia.

Hoje, existem diferentes tipos de suplementos à base de carboidrato que podem ser utilizados, mas um vem ganhando cada vez mais visibilidade e sendo minha principal prescrição aos meus pacientes: A palatinose.

Se você é praticante de atividades físicas e quer melhorar seu desempenho, não deixe de ler o conteúdo a seguir. Garanto que não haverá arrependimentos.

O que é a palatinose

Também conhecida pelo nome de isomaltulose, esse “suplemento” é um carboidrato formado por glicose e frutose, sendo considerado então uma sacarose. Normalmente, a palatinose é extraída da beterraba.

Falando um pouco de tecnologia de alimentos, a palatinose é obtida da transformação enzimática da sacarose em um carboidrato que é resistente ao processo de digestão, fornecendo assim, um fluxo de energia constante por mais tempos. Isso acaba por protelar sintomas de exaustão, otimizando a performance física e concentração durante a prática de diferentes atividades físicas.

Para que serve a palatinose?

beterrabahalter

Como citado anteriormente, a palatinose é um suplemento à base de carboidrato, portanto tem como principal intuito o fornecimento de energia, para os mais variados tipos de esporte de média e longa duração.

 

Dentre as atividades físicas que “combinam” com a palatinose, eu cito:

  • Corrida de rua;
  • Crossfit;
  • Natação;
  • Ciclismo;
  • Triátlon;
  • Provas de endurance de esporte à motor, como kart, monopostos e motocicletas.

Ação no organismo

A palatinose disponibiliza glicose de modo gradual, por conta de sua absorção lenta.

Diferente de outros suplementos, a palatinose possui baixo índice glicêmico, por conta disso, ela proporciona aos consumidores, um fluxo constante e prolongado de energia.

Durante a prática de atividades físicas, esse suplemento retarda a sensação de fadiga, prevenindo o surgimento de sintomas de exaustão física e mental, o que promove mais resistência e consequentemente mais performance.

Outro ponto interessante é que pelo fato de ofertar energia de maneira lenta e gradual, há ativação do uso de gordura corporal como fonte de energia. Ou seja, esse suplemento pode facilitar o processo de emagrecimento.

Principais benefícios

Seus principais benefícios são:

  • Oferta de energia por mais tempo;
  • Melhora na performance física;
  • Aumento da acuidade mental;
  • Favorecimento do processo de lipólise – uso da gordura corporal como fonte de energia.

Como utilizar?

Usualmente, utiliza-se uma dose padrão de 15 gramas de palatinose em 200 ml, sendo necessário misturar a solução até que ocorra total homogeneização do produto, formando assim uma bebida carboidratada.

O consumo da bebida carboidratada, preparada à base de palatinose, deve então ser consumida cerca de 30 minutos antes da prática esportiva.

Palatinose e diabetes

Devido a seu baixo índice glicêmico e lenta oferta de energia, a palatinose é uma ótima opção para pacientes diabéticos que praticam atividades físicas. Entretanto, para esse grupo de pessoas, é necessário a elaboração de um planejamento alimentar adequado e a inclusão de uma dose correta do suplemento.

É importante lembrar que a palatinose é um suplemento alimentar. Por conta disso, seu uso só deve ocorrer por meio da prescrição de um profissional habilitado. O consumo por conta própria, pode trazer riscos à saúde.

Ficou com alguma dúvida? Quer fazer algum questionamento? É só deixar um comentário que te respondo o mais rápido possível.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: