Dicas (eficazes) para emagrecer com saúde e sem neura

Scroll down to content

Como nutricionista, a cada dez pacientes que recebo em meu consultório, nove têm o desejo em comum de emagrecer. Alguns afirmam que querem emagrecer por conta de saúde, enquanto outros afirmam que o desejo é realmente estético. Concordem comigo ou não, vivemos (e não é de hoje) uma ditadura pelo corpo perfeito, e isso é lesivo, para a saúde física e para a mental.

Com o intuito de dar uma luz, resolvi produzir esse conteúdo, mostrando alguns caminhos para emagrecer, mas não se enganem, embora esteja dando dicas, procurar um nutricionista de sua confiança é muito importante para atingir seus objetivos. Dito isso, vamos ao nosso artigo de hoje.

Estamos rodeados por charlatões

Antes de falar em emagrecimento, vou fazer um aviso. No meio do emagrecimento, existem MUITOS charlatões, na verdade é o que mais tem. Você não emagrece só na barriga, não vai ficar trincado em trinta dias e não vai derreter gordura tomando comprimidos sem tirar o bumbum da cadeira, ok?

Então, pelo amor ao seu dinheiro e a sua saúde, pare de assinar programas de emagrecimento milagrosos, não compre refeições detox, desencane do gel emagrecedor ou da pílula do emagrecimento. É tudo mentira e enganação, tá certo? Somente pare! O simples funciona e realmente funciona. Agora vamos as dicas.

Dicas para emagrecer

Quem se consulta comigo, sabe que tenho uma linha simples de atendimento. Sento com o paciente, conversamos, pergunto sobre suas preferências alimentares, sua rotina, fazemos uma análise de composição corporal e montamos o plano alimentar juntos (plano alimentar, não dieta) e o paciente vai embora com um norte para seguir no que diz respeito a qualidade e quantidade.

Todas as dicas que darei agora, eu uso nas consultas e para planejar a rotina alimentar de meus pacientes. São elas:

  • Escolha um chá com potencial termogênico;
  • Faça um café da manhã com qualidade;
  • A escolha dos lanches intermediários tem grande importância;
  • Salada no almoço e jantar;
  • Faça trocas inteligentes;
  • Evite adoçantes artificiais;
  • Pratique uma atividade física com afinco;
  • Preze por uma boa noite de sono;
  • Balanço energético negativo.

Agora, vou mostrar como colocar cada uma dessas dicas em prática.

Escolha um chá com potencial termogênico

Chás são estimulantes corporais, além de possuírem ação anti-inflamatória e antioxidante sistêmica. O efeito termogênico significa que essa bebida pode aumentar o gasto calórico do organismo, e facilitar o processo de emagrecimento.

Exemplos de chás com potencial termogênico: Hibisco; gengibre, branco, verde, preto, açafrão.

Escolheu seu chá? Então, beleza… deixa sua escolha guardadinha aí que daqui a pouco falaremos dele novamente.

Faça um café da manhã com qualidade

Um café da manhã de qualidade precisa conter gorduras boas e proteínas. A proteína é válida pela questão de você estar saindo de um período de jejum, que foi o tempo que você passou dormindo sem se alimentar e a gordura pela questão da saciedade.

Ovos, coalhada, iogurte, castanhas, sementes são ótimas opções. Mas Murilo, não é pra comer carboidrato? Sim, o carbo pode se fazer presente no café da manhã, com frutas da estação e alguns cereais, como aveia ou amaranto, por exemplo.

A escolha dos lanches intermediários tem grande importância

Lembra do chá que você escolheu? Então agora é hora de tomar. Geralmente entre as refeições é comum bater aquela fome, por conta disso, aposto sempre em um algum chá com potencial termogênico mais uma fonte de gordura de qualidade. Essa escolha se dá com o intuito de promoção de saciedade, o que evita a ingestão de um alimento com maior teor energético. Abacate, sementes, castanhas, juntos de um chá verde fica uma delícia, é sério.

Salada no almoço e jantar

Sim, sua vó e sua mãe sempre tiveram razão. Salada é importante e por vários motivos. Vou citar alguns: alto teor de vitaminas e minerais, melhora da função intestinal, previne constipação e mais uma vez temos a questão da saciedade. Sempre comece o almoço e o jantar pela salada.

Faça trocas inteligentes

Ai Murilo, mas eu amo pão, você vai cortar meu pão? Vou cortar seu pão sim…. Brincadeira, vou não! Na verdade, o que vou te propor são trocas inteligentes, ao invés daquele pão branco cheio de farinha de trigo sem nada de nutrientes e que te causa leaky gut, vou propor trocas inteligentes.

No lugar de um carboidrato simples, por que não um tubérculo gostoso, como batata doce ou mandioquinha, por exemplo? Que tal fazer um pão caseiro com uma farinha mais saudável, como a de amêndoas? Trocas inteligentes são muito eficazes para quem busca emagrecer.

Evite adoçantes artificiais

A maioria dos adoçantes artificiais não são saudáveis, seu uso está relacionado com problemas neurológicos, além de disbiose intestinal. Se você precisa adoçar algo, como um café, por exemplo, significa que você não gosta do café e sim do doce.

Para quem usa adoçantes (ou açúcar) há tempos, a opção é ir retirando gradativamente, até não usar mais. Parece difícil, mas é possível.

Pratique uma atividade física com afinco

Praticar uma atividade física é parte importante no processo de emagrecimento, afinal ela promoverá maior gasto energético, facilitando a perda de peso. Mas qual a atividade praticar? Aquela que dê mais prazer, afinal, não tem nada pior do que fazer algo que a gente não goste, não é mesmo?

Caminhada, corrida, natação, ciclismo, crossfit, musculação ou qualquer outra. Faça algo que você curte.

Nessa questão, eu normalmente dou a sugestão (sugestão, não intimação) de fazer musculação aliada a uma atividade aeróbica, como corrida ou caminhada, por exemplo. A musculação protege e fortalece musculatura e articulações enquanto faz uso de glicogênio e a atividade aeróbica depois do organismo ter gasto o glicogênio, que é uma reserva de energia, passa a usar gordura, o resultado: Perda de peso!

Preze por uma boa noite de sono

Dormir bem é fundamental para emagrecer. Quando se dorme pouco ou se dorme mal, pode ocorrer desequilíbrios hormonais que prejudicam a perda de peso. E aqui cabe aqueles velhos clichês: evite ficar no celular e outros equipamentos eletrônicos próximo ao horário de dormir, evite alimentos estimulantes ricos em cafeínas ou açúcares, por exemplo.

Ah… lembra dos chás? Alguns podem ser uteis e potencializar a qualidade do sono, favorecendo o emagrecimento. Mulungu, camomila, erva-doce, erva-cidreira, são ótimas opções para tomar antes de ir para a cama.

Balanço energético negativo

Por fim, é preciso salientar que para emagrecer é preciso que haja balanço energético negativo, ou seja, é preciso consumir menos energia do que se gasta. E é nessa parte que o bom senso entra.

Tornou-se muito comum a aplicação de planos restritivos com poucas calorias para promover um emagrecimento rápido. No entanto, a meu ver essa não é a linha mais adequada. Um déficit de aproximadamente 200, 250 calorias já é o suficiente para um emagrecimento saudável e duradouro.

Um déficit curto, como esse que proponho para todos meus pacientes que buscam emagrecer, funciona de modo mais lento, porém, duradouro, fazendo com que haja perda de peso e sem nenhum tipo de neura.

Procure um nutricionista de sua confiança

Por fim é importante dizer que mesmo com as dicas que dei, é preciso buscar um nutricionista para emagrecer. Afinal, é necessário calcular quais são suas necessidades energéticas, preferências alimentares, horários de alimentação e demais informações. Cada organismo é único, por isso, cada plano alimentar será igualmente individual.

Depois desse textão eu vou ficando por aqui. Quer saber mais sobre emagrecimento ou quer emagrecer com saúde e sem neuras? É só clicar aqui e entrar em contato diretamente comigo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: