A busca por saúde ou substâncias naturais que possam trazer efeitos benéficos não cessa e uma novidade vem invadindo o universo da nutrição funcional. Estou me referindo à spirulina azul.
Já falei aqui no blog sobre compostos como Astaxantina ou então Chlorella, mas nunca falei sobre a spirulina. Pois bem, hoje é dia de apresentar essa alga que está dando o que falar. Quer saber mais sobre ela? É só continuar lendo o conteúdo.
O que é a spirulina azul afinal?
A spirulina azul deriva de uma alga verde azulada cujo nome científico é Arthrospira platensis. Essa alga é amplamente conhecida como Spirulina (ou então espirulina, como muitos costumam dizer).
A Spirulina clássica é chamada de superfood (ou então, superalimento), porém possui uma coloração verde escura, diferente da cor azul da nossa nova queridinha, a spirulina azul.
Mas Murilo, se essa a Spirulina clássica é comercializada sob a coloração verde, de onde vem essa coloração azulada da Spirulina azul?
Para responder essa questão, tenho que começar falando um pouco da língua grega, vamos lá. A palavra ficocianina é proveniente do vocabulário grego phyco, que significa alga, e cianina que significa azul esverdeado. A ficocianina é o pigmento que dá à spirulina o tom azulado.
Para produzir Spirulina Azul, a ficocianina, um poderoso antioxidante solúvel em água é extraída da spirulina e posteriormente comercializada sobre a coloração azul. Esse composto só é encontrada na spirulina e outras espécies de algas verdes azuladas, como é o caso da chlorella, por exemplo.
Benefícios da Spirulina Azul
Depois da explicação de que a ficocianina é extraída da spirulina para a obtenção de um pó azulado, muitas pessoas podem pensar que nesse processo são perdidos os benefícios, mas isso não acontece, e por isso a Spirulina azul é capaz de conferir uma série de efeitos benéficos aos seus consumidores. Os principais são:
- Remoção de metais pesados;
- Fonte de proteínas;
- Maior energia e desempenho;
- Melhora da saúde digestiva;
- Ação antioxidante e anti-inflamatória sistêmica.
Vou falar rapidamente sobre cada um desses efeitos
Remoção de metais pesados
A exemplo do que ocorre com outras algas, principalmente a chlorella, a spirulina azul é capaz de se ligar com metais pesados presentes no organismo e colaborar para sua remoção.
Fonte de proteínas
A spirulina é conhecida pelo seu alto teor de proteínas e isso também ocorre no tipo azul. Por conta disso ela é amplamente utilizada por vegetarianos e veganos para atingir os valores diários recomendados desse macronutriente, importante para manutenção e formação de tecidos corporais, como a musculatura, por exemplo.
Maior energia e desempenho
Outro grande efeito benéfico da spirulina azul é a abundante presença de vitaminas do complexo B e minerais que são capazes de aumentar os níveis de energia e consequentemente obter melhores resultados em treinos e provas das mais diversas modalidades esportivas.
Melhora da saúde digestiva
A spirulina azul possui boa concentração de clorofila em sua composição, o que ajuda a regularizar o funcionamento do sistema digestório, além de promover o crescimento de bactérias saudáveis no intestino.
Ação antioxidante e anti-inflamatória sistêmica
E por fim, devido a presença de clorofila e ficocianina, a spirulina azul possui elevado poder antioxidante e anti-inflamatório sistêmico, podendo ser combinado com outros compostos tão poderosos, como é o caso do açafrão da terra e do gengibre, por exemplo.
Formas de usar
A spirulina azul é comercializada sob a forma de pó, por isso deve ser utilizada para o preparo de bebidas, shots antioxidantes ou então misturadas em receitas com iogurtes e coalhadas para o preparo de smoothies saudáveis.
Onde encontrar
No Brasil a Spirulina azul pode ser encontrada em farmácias de manipulação ou lojas de suplementos naturais. Os valores são bastante variáveis e nada convidativos, cerca de 50 gramas dessa iguaria pode custar cerca de R$ 150,00.
Agora que você já sabe tudo sobre spirulina azul, que tal dividir essa informação com mais pessoas? Para isso, é só compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais.