Spirulina azul, conheça esse superalimento

Scroll down to content

A busca por saúde ou substâncias naturais que possam trazer efeitos benéficos não cessa e uma novidade vem invadindo o universo da nutrição funcional. Estou me referindo à spirulina azul.

Já falei aqui no blog sobre compostos como Astaxantina ou então Chlorella, mas nunca falei sobre a spirulina. Pois bem, hoje é dia de apresentar essa alga que está dando o que falar. Quer saber mais sobre ela? É só continuar lendo o conteúdo.

O que é a spirulina azul afinal?

A spirulina azul deriva de uma alga verde azulada cujo nome científico é Arthrospira platensis. Essa alga é amplamente conhecida como Spirulina (ou então espirulina, como muitos costumam dizer).

A Spirulina clássica é chamada de superfood (ou então, superalimento), porém possui uma coloração verde escura, diferente da cor azul da nossa nova queridinha, a spirulina azul.

Mas Murilo, se essa a Spirulina clássica é comercializada sob a coloração verde, de onde vem essa coloração azulada da Spirulina azul?

Para responder essa questão, tenho que começar falando um pouco da língua grega, vamos lá. A palavra ficocianina é proveniente do vocabulário grego phyco, que significa alga, e cianina que significa azul esverdeado. A ficocianina é o pigmento que dá à spirulina o tom azulado.

Para produzir Spirulina Azul, a ficocianina, um poderoso antioxidante solúvel em água é extraída da spirulina e posteriormente comercializada sobre a coloração azul. Esse composto só é encontrada na spirulina e outras espécies de algas verdes azuladas, como é o caso da chlorella, por exemplo.

Benefícios da Spirulina Azul

Depois da explicação de que a ficocianina é extraída da spirulina para a obtenção de um pó azulado, muitas pessoas podem pensar que nesse processo são perdidos os benefícios, mas isso não acontece, e por isso a Spirulina azul é capaz de conferir uma série de efeitos benéficos aos seus consumidores. Os principais são:

  • Remoção de metais pesados;
  • Fonte de proteínas;
  • Maior energia e desempenho;
  • Melhora da saúde digestiva;
  • Ação antioxidante e anti-inflamatória sistêmica.

Vou falar rapidamente sobre cada um desses efeitos

Remoção de metais pesados

A exemplo do que ocorre com outras algas, principalmente a chlorella, a spirulina azul é capaz de se ligar com metais pesados presentes no organismo e colaborar para sua remoção.

Fonte de proteínas

A spirulina é conhecida pelo seu alto teor de proteínas e isso também ocorre no tipo azul. Por conta disso ela é amplamente utilizada por vegetarianos e veganos para atingir os valores diários recomendados desse macronutriente, importante para manutenção e formação de tecidos corporais, como a musculatura, por exemplo.

Maior energia e desempenho

Outro grande efeito benéfico da spirulina azul é a abundante presença de vitaminas do complexo B e minerais que são capazes de aumentar os níveis de energia e consequentemente obter melhores resultados em treinos e provas das mais diversas modalidades esportivas.

Melhora da saúde digestiva

A spirulina azul possui boa concentração de clorofila em sua composição, o que ajuda a regularizar o funcionamento do sistema digestório, além de promover o crescimento de bactérias saudáveis no intestino.

Ação antioxidante e anti-inflamatória sistêmica

E por fim, devido a presença de clorofila e ficocianina, a spirulina azul possui elevado poder antioxidante e anti-inflamatório sistêmico, podendo ser combinado com outros compostos tão poderosos, como é o caso do açafrão da terra e do gengibre, por exemplo.

Formas de usar

A spirulina azul é comercializada sob a forma de pó, por isso deve ser utilizada para o preparo de bebidas, shots antioxidantes ou então misturadas em receitas com iogurtes e coalhadas para o preparo de smoothies saudáveis.

Onde encontrar

No Brasil a Spirulina azul pode ser encontrada em farmácias de manipulação ou lojas de suplementos naturais. Os valores são bastante variáveis e nada convidativos, cerca de 50 gramas dessa iguaria pode custar cerca de R$ 150,00.

Agora que você já sabe tudo sobre spirulina azul, que tal dividir essa informação com mais pessoas? Para isso, é só compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: