Beta alanina nos desportos motorizados

Scroll down to content

O universo dos desportos motorizados é um ambiente muito competitivo. Todos os competidores que entram nesse tipo de esporte, estão sempre brigando por milésimos de segundo, que podem resultar melhores posições em grids de largada, que tendem a se transformar em pontos que culminam em títulos. Por isso, buscar ajuda externa, dentro dos limites permitidos é algo que pode ser buscado por pilotos.

Além da mecânica e aerodinâmica, uma parte que pode ser potencializada é a fisiologia. Hoje mostrarei como a beta alanina pode ser utilizada como ergogênico dentro de uma pista de corrida, seja em duas ou quatro rodas.

Antes de tudo, o que é a beta alanina?

A beta alanina é um aminoácido não essencial, ou seja, ela é produzida de modo natural pelo organismo. Embora não participe da síntese proteica para construção de musculatura, ela possui um importante papel na produção de uma substância chamada carnosina.

A carnosina é um composto que contribui para a resistência muscular, propiciando assim, uma melhora, no desempenho físico.

A beta alanina é quebrada pelo organismo e seus pequenos pedaços se transformam em carnosina. De modo popular, pode-se afirmar que ingerir esse aminoácido, sob a forma de suplemento, pode conferir vantagens a pilotos de carro e moto.

Benefícios da beta alanina nos desportos motorizados

Dentre os principais benefícios da beta alanina nos desportos motorizados estão:

  • Aumento de força muscular;
  • Melhora de resistência física;
  • Retarda fadiga;

A seguir vamos falar um pouco sobre cada um desses efeitos

Aumento de força muscular

Com maior disposição de carnosina a musculatura se torna mais forte, sentindo assim, em menores quantidades os impactos da força G, tão presentes nesse esporte.

Melhora da resistência física

Com maior resistência física, o piloto certamente terá melhor despenho e concentração em situações de atenção, como durante um treino classificatório ou até mesmo durante a largada.

Retarda a fadiga

Esse benefício é uma consequência direta dos dois anteriores. Com aumento de força muscular e consequente melhora de resistência física, a fadiga demora mais para acontecer, mantendo o nível de pilotagem alta por um maior período de tempo.

Como usar e qual dosagem ingerir?

A beta alanina funciona de maneira acumulativa, ou seja, é preciso que um “estoque” seja armazenado no organismo para que seus efeitos sejam sentidos. Por isso, é importante definir uma competição alvo, onde se quer ter um melhor desempenho e desenvolver um protocolo de acúmulo até a data desse evento.

Comercializada sob a forma de pó, ela deve ser diluída em água e ingerida logo em seguida. A dosagem habitual preconiza que as doses fiquem entre 2 e 6 gramas diárias.

Possíveis efeitos colaterais e contraindicações

Dentre os efeitos colaterais mais citados por quem fez uso do suplemento estão:

  • Ondas de calor;
  • Alergias;
  • Ardências em diferentes regiões corporais;
  • Sensação de formigamento corporal generalizada.

Pelo fato de poder interagir com alguns medicamentos, o suplemento é contraindicado para pessoas que tenham problemas do coração ou sofrem de disfunção erétil. Além disso, gestantes, lactantes e crianças também são contraindicadas para fazer uso desse suplemento.

A beta alanina só deve ser utilizada sob a supervisão de um nutricionista especialista em nutrição esportiva. A utilização de beta alanina sem prescrição adequada pode trazer riscos à saúde.

Com isso, finalizamos mais um artigo voltado ao universo da nutrição esportiva e dos desportos motorizados. Para mais conteúdo voltado à nutrição, me segue lá no Instagram e curta minha página no Facebook.

Ainda tem dúvidas sobre beta alanina? É só deixar um comentário, que eu respondo o mais rápido possível.

Nos vemos em breve. Até lá!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: