A busca por saúde é algo que felizmente vem crescendo no consciente de muitas pessoas. Geralmente, quando as festas de ano novo passam, é comum que a procura por uma alimentação saudável aumente.

Um alimento que vem sendo cada vez mais utilizado é o açafrão da terra, também chamado de cúrcuma, sobre o qual falaremos no conteúdo de hoje.

O que é o açafrão, afinal?

Como citado anteriormente, o açafrão da terra também é chamado de cúrcuma, ou então gengibre amarelo. Trata-se de uma raiz da família do gengibre.

No mundo todo, há mais de 100 espécies da família cúrcuma, entretanto, o tipo de alimento que consumimos aqui no Brasil é a cúrcuma longa.

O alimento é proveniente do Oriente médio e sua utilização tem dados históricos que remetem mais de 4000 anos.

Formas de consumir

O Açafrão possui sabores e aromas característicos que podem não agradar muita gente, por conta disso, ele pode ser consumido e é comercializado basicamente sob as seguintes formas:

  • In natura – sob a forma de raiz;
  • In natura – ralado;
  • Em pó;
  • Cápsulas.

Quando utilizado sob a forma de raiz, o açafrão é utilizado como tempero e também serve para fazer chás. Em pó ele é utilizado também em variados preparos culinários, como arroz, pratos salgados ou até sucos funcionais.

Por fim, quem não gosta do sabor da especiaria e quer obter seus benefícios, pode optar por consumi-la sob no interior de cápsulas.

Nutrientes do açafrão da terra

O açafrão da terra contém uma série de vitaminas e minerais em sua composição, os destaques, na minha opinião ficam por conta do potássio, ferro, manganês, cálcio, vitamina C e vitamina B6 – todos esses compostos regulam uma série de funções do organismo.

Além disso, a cúrcuma longa, possui um nutriente específico e cada vez mais famoso em sua composição, a curcumina. Um polifenol extremamente antioxidante e anti-inflamatório, principal responsável pela coloração amarela intensa presente na raiz.

6 Efeitos do açafrão da terra à saúde

Que esse alimento é poderoso, muita gente já sabe. Por isso, pensando nesse poder benéfico, separei 6 efeitos incríveis do açafrão da terra aos seus consumidores. São eles:

  • Efeito anti-inflamatório;
  • Ação antioxidante;
  • Ação anticancerígena;
  • Potencializa o funcionamento cerebral;
  • Ação antidepressiva;
  • Favorece a perda de peso.

Agora, vamos falar sobre cada um desses efeitos.

1. Efeito anti-inflamatório

O alto teor de curcumina previne ou ameniza processos inflamatórios em todo o organismo. Estudos demonstram benefícios em pacientes com doenças inflamatórias intestinais, tais como colite ulcerativa e também problemas de artrite que foram controlados com o simples consumo do alimento.

2. Ação antioxidante

Estudos controlados têm mostrado que a curcumina presente no açafrão da terra exerce um efeito antioxidante extremamente poderoso, capaz de neutralizar radicais livres que causam danos às células e ao DNA.

3. Ação anticancerígena

Outro poderoso efeito do açafrão da terra à saúde se dá por sua ação anticancerígena. Ao estabilizar processos inflamatórios e agir de maneira antioxidante, a curcumina presente no alimento, diminui erros de duplicação celular, prevenindo e até mesmo amenizando diversos quadros de câncer

4. Potencializa o funcionamento cerebral

O açafrão da terra é capaz de auxiliar no reparo cerebral após lesões, por isso, vêm sendo cada vez mais estudado e utilizado em pacientes com doenças neurodegenerativas. A tumerona e a curcumina promovem reparo em células do cérebro lesionadas, além de manter funcionamento de maneira otimizada as células saudáveis.

O alimento é capaz ainda, de reduzir a formação de placas amiloides no cérebro. O Alzheimer se caracteriza pelo acúmulo de um tipo de proteína chamada de beta-amiloide, que se deposita em diferentes regiões cerebrais, causando inflamações e estresse oxidativo, favorecendo a instalação dessa patologia. Consumir açafrão da terra, previne esse grave problema de saúde.

5. ação antidepressiva

Compostos presentes no açafrão da terra aumenta os níveis serotonina e dopamina, dois neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar e prazer. Por isso, consumir açafrão, de maneira coadjuvante com tratamento específicos, ameniza e auxilia na reversão da depressão.

6. Favorece a perda de peso

A curcumina auxilia na inibição da lipogênese – que nada mais é do que a produção de gordura pelo organismo. Alie isso a ação anti-inflamatória sistêmica que o alimento é capaz de proporcionar e pronto, temos aqui, um facilitador de perda de peso natural.

Entretanto, aqui vai um aviso: Ingerir açafrão da terra sem a adoção de hábitos alimentares saudáveis e prática de atividade física não vai fazer ninguém emagrecer.

Potencialize a absorção

A curcumina é melhor absorvida na presença de um composto presente na pimenta, a piperina e também na presença de gorduras de qualidade, como azeite extra-virgem ou peixes gordos, por exemplo.

Quantidade recomendada e riscos do consumo

A quantidade recomenda de consumo do açafrão da terra sob as mais variadas formas é de até 5 gramas diárias, aproximadamente a medida de uma colher de chá.

Não existem contraindicações, tampouco riscos no consumo do alimento. Entretanto, caso sinais de alergia surjam, recomenda-se que sua utilização seja suspensa.

Agora que você já sabe tudo sobre o açafrão da terra e seus incríveis benefícios à saúde, que tal compartilhar esse conteúdo? Divulgue-os nas redes sociais com seus amigos e familiares.

Para mais informações sobre nutrição e nutrição esportiva me siga no instagram e curta minha página no facebook!

Até a próxima.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: