No mundo do automobilismo, seja em carros de turismo, monopostos ou então karts, o objetivo é a diminuição dos tempos de volta, ou então, fazer o menor tempo possível, afinal quem gira mais baixo é o mais rápido. Embora muitos acreditem que o equipamento tem grande influência no resultado final (e realmente tem), a fisiologia do piloto pode ser turbinada de maneira legalizada como forma de melhorar a performance nas pistas. Relativamente desconhecida, a Coenzima Q10 pode trazer ótimos ganhos para automobilistas.

Coenzima Q10, o que é?

A coenzima Q10 é uma substância que se assemelha a um nutriente vitamínico. Como muitos outros compostos, ela é produzida naturalmente pelo organismo, mas tem sua produção diminuída com o passar dos anos e podendo ser encotnrada em todas as nossas células.

Função da Coenzima Q10

A principal função da coenzima Q10 é auxiliar na produção de energia para as mais diversas finalidades. Além disso, a substância tem um caráter antioxidante, inibindo a ação de radicais livres e promovendo saúde.

Benefícios da Coenzima Q10 no automobilismo

A substância é repleta de benefícios, mas alguns podem, de maneira particular serem utilizados no automobilismo. São eles:

  • Fornecimento de energia;
  • Diminuição de fadiga muscular;
  • Diminuição de cansaço mental.

A seguir, vou falar um pouco sobre cada um desses efeitos benéficos.

Fornecimento de energia

A coenzima Q10 atua diretamente em nossas mitocôndrias, potencializando a formação de ATP, que do ponto de vista bioquímico, nada mais é do que energia para todas as nossas células e tecidos.

Pilotos das mais diversas modalidades precisam de energia extra no momento em que estão em pista, e a substância em questão, pode fornecer esse gás a mais.

Diminuição de fadiga muscular

Com maior produção de ATP e consequentemente maiores níveis de energia, fadigas musculares, relativamente comum em pilotos que não costumam seguir protocolos nutricionais, tendem a desaparecer.

A Coenzima Q10 tem fundamental importância na segunda parte da corrida, onde pilotos menos preparados do ponto de vista físico e nutricional tendem a perder desempenho.

Diminuição de cansaço mental

Por potencializar a produção energética, a coenzima Q10 favorece o funcionamento cerebral. Podendo ser uma ótima opção em treinos classificatórios e corridas  noturnas ou em circuitos de rua, onde os níveis de concentração e ações cerebrais precisam se manter altos.

Formas de consumo

Embora seja fabricada pelo organismo, a tendência é que com o passar dos anos a produção da substância sofra defasagem de produção. Sendo assim, a coenzima Q10 pode ser reposta/consumida através de alimentos ou então suplementos alimentares. A partir dos 30 anos de idade, os níveis da substância começam a diminuir.

Os alimentos que possuem boas doses do composto são amendoim, peixes gordos – como cavala, sardinha e salmão, óleos e miúdos.

Além dos alimentos, apostar no consumo de suplementos à base de Coenzima Q10 é uma boa opção.

Quando consumida via suplementos, a dose deve se manter entre 300 e 500 mg diárias e ser consumida na presença de gorduras, pois a coenzima Q10 é lipossolúvel.

Contraindicações e efeitos colaterais

Pelo fato de potencializar a produção energética, a Coenzima Q10 é contraindicada para pessoas com arritmias ou desequilíbrio nos batimentos cardíacos sem antes passar por uma consulta com cardiologista.

Dentre os efeitos colaterais destacados pelas literaturas, estão dores de estômago, dor de cabeça, náuseas, flatulência e diarreia.

Vale lembrar que, não se deve fazer nenhum uso de suplementos sem a recomendação de um nutricionista especialista em nutrição esportiva.

Embora o equipamento tenha papel importante nas pistas de corrida, é possível otimizar o funcionamento do organismo em busca de melhor performance. Se você é piloto e deseja melhorar seu desempenho nas pistas de corrida, adianto de antemão que a nutrição pode te ajudar. Para isso, basta deixar um comentário que responderei o mais rápido possível.

Até o próximo conteúdo.

One Reply to “Efeitos da coenzima Q10 no automobilismo”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: