Dicas de nutrição para pilotos de moto

Scroll down to content

Pilotar uma moto é um grande prazer. Para que não anda em duas rodas nenhuma explicação é possível e para quem está acostumado, nenhum tipo de explanação se faz necessária. No entanto, para um melhor desempenho na pista, seja em uma competição ou então durante um track day, a nutrição deve ser levada em consideração.

Se você é piloto profissional ou amador, esse texto foi feito para você. Recomendo que tire uns minutinhos do seu dia, para mergulhar no universo da nutrição motociclística.

Atenção a hidratação

A hidratação é importante, tanto nas quatro, como nas duas rodas. Manter-se hidratado antes de ir à pista é primordial para um bom desempenho físico e mental.

Uma dica de nutrição para pilotos de moto é se pesar antes de treinos, corridas e track days e após as atividades de pista. Geralmente, perde-se peso e essa diminuição é resultado puro de processo de desidratação.

Para reidratar o organismo, pode-se utilizar água, água de coco ou isotônico. Uma dica para saber qual usar é atentar-se a quantidade de peso perdida. Entre 100 e 450 gramas perdidos, pode-se fazer uso de água ou água de coco. Quando a perda de peso é maior, sugere-se o uso de isotônicos.

Suplementos que potencializam a pilotagem de moto

Alguns suplementos que agem no sistema nervoso podem dar aquele gás a mais na hora de entortar o punho e despejar potência na pista. Os principais são:

  • Cafeína;
  • Taurina;
  • Ômega 3;
  • Panax Ginseng;
  • Coenzima Q10.

A seguir, falarei sobre cada um deles.

Cafeína

A cafeína é conhecida por sua ação estimulante no sistema nervoso central. Dentre suas ações estão o aumento de disposição, menor sensação de fadiga e potencialização de concentração. Entretanto, alguns efeitos colaterais, como taquicardia, sudorese e aumento da excreção urinária. Por isso é importante não exagerar na dose.

Taurina

A taurina é um aminoácido um tanto quanto interessante com uma série de funções específicas. Ela fortalece o funcionamento cardíaco e potencializa o funcionamento do sistema nervoso, propiciando maior concentração de seus consumidores. Uma verdadeira mão na roda para pilotos de moto.

Ômega 3

O ômega 3 é um ácido graxo com diferentes tipos de compostos – ALA, EPA e DHA. Acreditava-se que esses compostos promoviam benefícios cardiovasculares, mas estudos mostraram que não.

O principal efeito do ômega 3 se dá sobre a saúde cerebral, potencializando sinapses e funcionamento de estruturas cerebrais. O resultado é maior concentração, equilíbrio e sintonia fina, tudo o que um amante de velocidade em duas rodas precisa.

Coenzima Q10

A coenzima Q10 é uma substância que age como alimento das mitocôndrias. As mitocôndrias são estruturas presentes em todas as células do organismo responsáveis pelo fornecimento de energia. A utilização desse suplemento promove aumento de energia e diminuição de fadiga.

Ginseng Panax

O ginseng Panax é uma raiz oriental reconhecida por sua atuação no sistema nervoso central. Esse composto diminui os níveis de cortisol – algo que automaticamente diminui o estresse e potencializa a concentração.

Seus consumidores relatam aumento de atenção e mais facilidade para realizar atividades complexas que envolvem acuidade mental. A raiz pode fornecer grande vantagem fisiológica a pilotos de duas rodas.

A nutrição pode potencializar a pilotagem de motos

Embora muitos não vejam o motociclismo e o automobilismo como esportes, ambos são atividades extremamente estressantes do ponto de vista mental e físico. Por isso, fazer uso da nutrição esportiva é de suma importância para potencializar resultados e acelerar processos de recuperação

Se você é piloto amador ou profissional e quer melhorar seu desempenho nas motos, marque uma consulta e vamos juntos otimizar sua performance nas pistas. A nutrição esportiva é muito mais do que apenas ingerir suplementos e alimentos.

Gostou do texto? Compartilhe em suas redes sociais. Caso tenha alguma dúvida ou quer sugerir algum tema futuro, basta deixar um comentário que respondo o mais rápido possível.

Até a próxima.

2 Replies to “Dicas de nutrição para pilotos de moto”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: