Felizmente, vem crescendo o número de pessoas que buscam opções mais saudáveis para sua rotina alimentar. Antioxidantes e anti-inflamatórios naturais, ganham cada vez mais espaço na vida de muita gente, e um composto tem se destacado: A Chlorella.
O que é a Chlorella?
A Chlorella é uma alga presente em ambientes com água doce. Ela vem sendo amplamente estudada por conta de seu alto teor nutritivo e consequentemente benéfico à saúde.
Uma informação muito interessante sobre essa alga é sua grande concentração de proteínas. Cerca de 100 gramas de chlorella, possui em torno de 60 gramas de proteína.
Além do teor proteico, a chlorella possui altas concentrações de vitaminas, minerais e claro, e componentes antioxidantes.
Informação nutricional da Chlorella
100 gramas de Chlorella possui a seguinte informação nutricional:
- Energia – 400 calorias;
- Proteínas – 60 g;
- Carboidratos: 15 g;
- Gorduras: 13 g;
- Fibras: 10 g;
- Cálcio: 48 mg;
- Fósforo: 1,2 mg;
- Ferro: 101 mg;
- Magnésio: 10 mg;
- Potássio: 54 mg;
- Selênio: 20 mcg;
- Vitamina B1: 0,36 mg;
- Vitamina B2: 1,25 mg;
- Vitamina B3: 13 mg;
- Vitamina B6: 0,48 mg;
- Vitamina C: 27 mg;
- Vitamina D: 0,2 mcg;
- Vitamina E: 3,25 mg;
- Carotenoides: 860 mg;
- Clorofila: 2,6 mg.
Apenas de observar a composição dessa alga, já é possível ter em mente, que ela é extremamente benéfica à saúde. A seguir, mostrarei os principais benefícios do consumo de chlorella.
Principais benefícios da chlorella
Devido à sua incrível composição, a alga promove uma série de benefícios aos seus consumidores, listei os principais deles.
1.Auxílio no ganho e manutenção de massa muscular
O alto teor de proteínas presente na Chlorella, faz com que a alga seja uma ótima opção na formação e manutenção de músculos de quem prática atividades físicas com essa finalidade, como é o caso de frequentadores de academia de musculação, por exemplo.
2.Favorece a perda de gordura corporal
Com o aumento de massa muscular, o organismo automaticamente demandará maior energia para sua manutenção adequada. Essa energia pode ser retirada diretamente dos estoques de gordura corporal, diminuindo assim, sua quantidade.
3.Ação antioxidante
As vitaminas, minerais e clorofila presentes na Chlorella, impedem a formação e atuação de radicais livres no organismo. Com isso, a pele se torna mais bonita e elástica, o sistema imunológico funciona adequadamente e alguns tipos de cânceres podem ser prevenidos.
4.Previne e reverte quadros de anemia
Como mostra a informação nutricional, a alga é rica em ferro, portanto seu consumo diário e/ou então frequente é capaz de prevenir ou reverter quadros de anemia – a famosa deficiência em ferro.
Efeitos colaterais ou contraindicações
Estudos não demonstraram efeitos colaterais ou então contraindicações no consumo da alga.
Formas de consumo
Hoje a Chlorella é basicamente comercializada sob a forma de pó, cápsulas ou comprimidos. Sendo assim, a alga pode ser consumida via oral com comprimidos ou cápsulas, ou ser utilizada no preparo de sucos e demais receitas sob a forma de pó.
Caso o objetivo seja apenas o de obtenção dos benefícios usuais, como prevenir cancros, ou obter a ação antioxidante, doses entre 3 e 5 gramas diárias já se fazem suficientes. Caso a finalidade seja reverter anemia, ou então ganhar massa muscular, então é necessário buscar o auxílio de um nutricionista, para traçar estratégias com para atingir esse propósito.
É importante ter em mente que cada organismo e único e funciona de maneira igualmente particular. O que funciona para uma pessoa, pode não ter o mesmo efeito positivo para outra. Por isso, evite “copiar” estratégias de amigos, parentes ou seguir dicas de revista.
Quer inserir A chlorella em sua rotina alimentar? Basta procurar um nutricionista apto para lhe ajudar.
Possui alguma dúvida sobre a Chlorella? Quer dar uma sugestão de tema para futuros artigos? Basta deixar um comentário.
Nos vemos no próximo artigo.
One Reply to “4 principais benefícios da Chlorella”