A astaxantina é considerada um pigmento carotenoide. Esse composto se faz presente de forma natural em algas marinhas, sendo considerado responsável pela coloração vermelha de alguns frutos do mar, como lagostim, camarão, salmão e outros.

A estrutura da astaxantina é semelhante ao do betacaroteno, porém, conta com algumas diferenças. Pesquisas mostram que sua ação é mais poderosa do que outros carotenos, e devido ao seu alto poder de concentração, a astaxantina é considerada uma substância altamente antioxidante.

Principais fontes

As principais fontes de astaxantina são:

  • Camarão;
  • Lagosta;
  • Salmão Selvagem;
  • Truta.

Além dos alimentos citados, existem também, suplementos feitos à base desse pigmento, capazes de prover os benefícios que mostrarei a seguir.

5 benefícios da astaxantina para a saúde

Ao levarmos em conta a coloração da substância, um avermelhado forte, é possível ter em mente que a astaxantina é capaz de efeitos benéficos aos seus consumidores.

1. Ação anti-inflamatória sistêmica

Estudos científicos demonstraram que o consumo de astaxantina promove ação anti-inflamatória sistêmica, trazendo benefício para uma série de sistemas corporais. Potencializando assim, o bom funcionamento do organismo.

2. Sistema nervoso mais funcional

A astaxatina age diretamente no cérebro. Sua composição impede a oxidação de células nervosas. Com isso, há mais saúde cognitiva, além de proteção contra uma série de patologias neurológicas como mal de Parkison e mal de Alzheimer, por exemplo.

3. Sistema cardiovascular protegido

A ação anti-inflamatória sistêmica dessa substância, promove maior saúde cardiovascular, prevenindo a ocorrência de infartos e AVE (Acidente Vascular encefálico, além de controlar os níveis de colesterol e triglicérides.

4.Poderosa ação antioxidante

A ação antioxidante da astaxantina previne erros inatos de metabolismo, diminuindo as chances de defeitos no momento de divisão celular, o que previne de modo direto o surgimento de diferentes tipos de cancros.

5. Funcionamento do sistema imune

O consumo de astaxantina promove um aumento da produção de glóbulos brancos, que são as células de defesa do organismo. Dessa forma, o organismo combate com mais eficácia possíveis agentes invasores causadores de doença.

Dose recomendada e formas de consumo

A dose diária recomendada para o consumo de astaxantina varia entre 4 e 8 mg. Infelizmente, apenas o consumo dos alimentados citados não garante a absorção desses índices.

Sendo assim, a suplementação do pigmento é uma alternativa interessante, para quem deseja obter seus benefícios.

Uma colocação importante sobre, é que por ser parte da família dos carotenoides, a astaxantina é “parente” da vitamina A, portanto, ela é lipossolúvel. Isso significa, que ela deve ser consumida na presença de gorduras de qualidade, como azeite de oliva, ômega 3, peixes e sementes oleaginosas.

Segurança e contraindicações

Estudos não demonstraram efeitos colaterais importantes. A reação adversa notada foi a alteração da coloração da pele, que se tornou levemente alaranjada quando se consumiu doses superiores a 50 mg por dia.

A astaxantina não é indicada para gestantes, mulheres que estejam em período de amamentação, crianças, pessoas com fenilcetonúria e alérgicos à frutos do mar.

Se você deseja obter os benefícios da astaxantina, procure a ajuda de um nutricionista de modo prévio, ele é o profissional mais apto a te auxiliar nessa questão.

Tem alguma dúvida ou sugestão de tema para os artigos futuros? Basta deixar um comentário.

Nos vemos no próximo artigo.

One Reply to “5 benefícios da Astaxantina para a saúde”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: