Alimentos para ingerir antes de uma corrida automobilística

Scroll down to content

Infelizmente, o automobilismo ainda não é visto por muitas pessoas como um esporte. Na verdade, há muito preconceito com relação as corridas automobilísticas, principalmente pelo fato de serem relativamente onerosas aos seus praticantes, tornando-as assim, algo complicado de ser alcançado por muita gente.

Quando a F1 mudou de regulamento da temporada 2014 para 2015, Felipe Massa, contratou um Personal Trainer para lhe auxiliar eu seu preparo físico. Eu tive a oportunidade de conversar com esse profissional que cuidou da saúde do piloto brasileiro e ele me afirmou: “Um piloto de F1 atualmente tem o mesmo preparo físico de um maratonista”.

Ao aliar essa afirmação e ter ciência da força G, e o esforço que esse tipo de esporte exerce sobre seus praticantes, é possível concluir que pilotos, tanto amadores quanto profissionais necessitam de energia extra, seja para uma simples bateria de kart, uma etapa de F-1600, Stock Car, F-E, F1, F-Indy, Endurance e afins.

Por isso, mostro a seguir, quais alimentos ou grupos alimentares ingerir antes de uma corrida automobilística.

Carboidratos e automobilismo

O carboidrato é um macronutriente conhecido por ofertar energia a seus consumidores. As principais fontes desse nutriente são grãos, alimentos ricos em farinhas (simples e integrais), além de algumas frutas.

Quando se fala de carboidratos, sempre deve-se buscar fontes com fibras, pois  estas prolongam a oferta energética e garantem vigor por um maior período de tempo.

Dentre os principais alimentos fontes de carboidrato que podem ser ingeridos antes de uma corrida automobilística estão:

  • Macarrão branco ou integral;
  • Cereais como aveia e granola;
  • Frutas como banana, laranja(com bagaço) e manga;
  • Tubérculos como batata, mandioca e Inhame.

Gorduras também podem ser utilizadas nas pistas

Gorduras também são estratégias interessantes. Ao ingerir um alimento rico em gordura de qualidade, o organismo do piloto durante esse tipo de prática esportiva irá preconizar a gordura como fonte de energia e consequentemente, deixará de usar sua reserva energética, o chamado glicogênio.

Com isso, há grande disposição de força devido a reserva de energia que o organismo dispõe. O resultado em pista será um melhor desempenho.

As principais opções de alimentos fontes de gordura que podem ser consumidos antes da largada são:

Alimentos estimulantes antes de acelerar

Alguns alimentos são conhecidos por suas ações estimulantes, sendo assim, também podem ser consumidos por pilotos antes das corridas. Esses alimentos possuem o intuito de deixar automobilista mais atento e potencializar seus reflexos durante treinos e provas.

São exemplos de alimentos estimulantes que podem ser utilizados antes de acelerar:

  • Café;
  • Chá verde;
  • Chá preto;
  • Canela;
  • Cacau;
  • Chocolate amargo.

Suplementos alimentares também são opções

Como o próprio nome já diz: Suplemento. Ou seja, esses produtos só devem ser usados para suplementar – complementar uma alimentação, ou então quando alimentos não se fazem disponíveis em determinada ocasião.

Existe uma série de suplementos alimentares que podem ser usados por pilotos automobilísticos, mas isso é um assunto a ser abordado em outro texto.

Diferente do que muita gente pensa, a nutrição está intimamente ligada ao automobilismo e pode trazer uma série de benefícios aos pilotos que se alimentarem de forma adequada.

O auxílio de um nutricionista esportivo é fundamental para você alavancar seu desempenho e visitar o pódio de modo frequente.

Se você é piloto e quer potencializar seus resultados em pista, tem alguma dúvida ou quer sugerir temas para artigos futuros, deixe um comentário que responderei o mais breve.

Grande abraço e até a próxima.

7 Replies to “Alimentos para ingerir antes de uma corrida automobilística”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: