4 Benefícios da nutrição no automobilismo

Scroll down to content

Em meados do século XVII surgiram os primeiros veículos movidos a vapor. Cerca de cem anos depois, patenteou-se o primeiro motor à explosão e logo em seguida surgiram os motores à combustão. Hoje temos carros e categorias automobilísticas híbridas, como a própria Fórmula 1, e a 100% elétrica Fórmula E.

Embora poucas pessoas vejam dessa forma, o automobilismo profissional é um esporte de alto nível, e dessa forma, sua prática pode ser potencializada através de uma alimentação adequada e equilibrada.

Nesse artigo, mostraremos como nutrição e automobilismo combinam e quando unidos de maneira apropriada podem trazer uma série de benefícios aos pilotos em termos de saúde, performance e resultados.

4 principais benefícios da nutrição no automobilismo

Diferente do que muita gente acredita, para se praticar automobilismo, tanto em nível amador, quanto em nível profissional, não basta apenas sentar no carro ou kart, e acelerar. Preparos físicos e mentais são de suma importância e a nutrição tem papel importante nessa prática esportiva.

Confira a seguir os efeitos benéficos da nutrição na prática de um desporto motorizado.

1. Controle de peso

Muitas categorias preconizam pesos máximos e mínimos para o conjunto piloto + carro. Por isso, manter um controle de peso é fundamental. Através de uma alimentação balanceada, o piloto pode se manter dentro de uma faixa de peso considerada saudável e que ainda lhe forneça alguns milésimos ou centésimos de segundo, que são de suma importância na pista.

2. Menor sensação de fadiga

Outro grande benefício ofertado pela nutrição no automobilismo e a menor sensação de cansaço. Alimentos coringas, como bananas, chás, aveia, cafés e até mesmo chocolates, quando utilizados de maneira correta, podem diminuir à sensação de fadiga. Além de alimentos, suplementos também podem ser utilizados com essa finalidade.

3. Aumento de concentração

Quem pilota sabe quão importante é a concentração e o foco no que se está fazendo. Em um treino de classificação em uma pista onde a ultrapassagem é difícil, manter-se concentrado para conquistar a pole, pode ser considerado meio caminho para a vitória.

Além disso, em uma corrida de longa duração, um pequeno momento de descuido pode levar todo o trabalho de pilotagem por água abaixo. Utilizar suplementos na quantidade correta, potencializam a concentração e trazem bons resultados no momento da bandeirada.

4. Reposição hídrica

Pilotos automobilísticos são submetidos à altas temperaturas, muito esforço físico e por conta disso, é comum que percam grandes quantidades de líquidos através do suor.

Por isso, é muito importante contar com um nutricionista esportivo in loco que consiga avaliar quanta água foi perdida durante um treino ou corrida, e saiba como repor todo liquido perdido, mantendo assim, a saúde, bem-estar e performance do piloto.

Motivos para se ter um nutricionista esportivo em pista

Os principais motivos para se ter um nutricionista esportivo em pista são:

  • Dar apoio alimentar entre treinos e provas;
  • Oferecer suporte hídrico após as sessões de treinos e provas;
  • Instruir como se alimentar antes e após os finais de semana de corridas;
  • Potencializar a performance em pista;
  • Acelerar a recuperação do organismo após os mais variados tipos de prova.

Agora que você já conhece os benefícios da nutrição no automobilismo, não corra mais sem nenhum tipo de apoio nutricional. Certamente seus resultados serão potencializados.

Gostou do artigo? Compartilhe.

Tem alguma dúvida? Deixe um comentário que responderei o mais rápido possível.

Grande abraço e até a próxima.

6 Replies to “4 Benefícios da nutrição no automobilismo”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: